logo colégio pitágoras
Agende uma visita
Menu

Pensar fora da caixa: os projetos inovadores do Colégio Pitágoras

Aluno do Pitágoras com professora

Os programas que vão além do currículo oficial da educação permitem agregar valor ao ensino e melhorar os processos cognitivos e de aprendizagem dos alunos. É o chamado “pensar fora da caixa”, que proporciona a inovação e a evolução dos métodos de ensino. 

Certamente, os benefícios são diversos para o desenvolvimento de habilidades em alunos que possuem esse tipo de suporte na educação.

O Colégio Pitágoras conta com programas inovadores, como pensamento computacional, estratégias Google For Education, programas da Carnegie Speech e desenvolvimento socioemocional, tudo para elevar o padrão de aprendizagem do aluno, estimulando outras áreas cognitivas por meio de tecnologias de ponta. 

Conheça os projetos do Colégio Pitágoras e saiba como eles podem transformar o desempenho de aprendizagem do seu filho.

O que é pensar fora da caixa?

O “pensar fora da caixa” se trata do verdadeiro potencial de aprendizagem que pode ser realizado por meio de novas pedagogias que propõem mudanças nas metodologias de ensino, inovando a forma como ele é praticado. 

As atividades que reestruturam a aprendizagem dos conteúdos curriculares por meio de ferramentas e recursos digitais referem-se à chamada “educação maker'', que visa a tornar o aprendizado  mais desafiador e interessante para os alunos, bem como, facilitar o desenvolvimento de competências-chave para o futuro. 

O que é educação maker?

A educação maker é um termo que significa “fazedor, realizador ou criador".

Novas tecnologias impulsionam novos modelos de treinamento e novas opções para se aprender de uma forma muito mais interativa. Nesse sentido, a educação maker está se consolidando como uma das alternativas mais interessantes para serem aplicadas em sala de aula.

A aplicação prática desse conceito se traduz em milhares de possibilidades e objetos, como: artesanato, têxtil, carpintaria, eletrônica, cartões de desenvolvimento e/ou automatização, desenho 2D, modelagem 3D e suas confecções manual e digital, etc. 

É assim que a educação maker surgiu, graças ao fácil acesso à informação e à tecnologia em quase todos os níveis, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da sua série escolar, desenvolva conhecimentos e competências que antes só eram possíveis em nível universitário.

Conheça os programas inovadores do Colégio Pitágoras

O Colégio Pitágoras conta com projetos inovadores que promovem impacto significativo em todas as etapas de ensino — do Ensino Fundamental ao Ensino Médio —, tudo com a finalidade de elevar os desenvolvimentos intelectual e cognitivo dos alunos. 

Conheça os programas:

Pensamento computacional

O pensamento computacional incentiva o aluno a interpretar e resolver diversos problemas por meio da lógica e da computação.

De forma bem simples, o pensamento computacional visa capacitar o aluno para entender qualquer contexto e transformá-lo em ferramenta que o auxilie. Por meio do conhecimento de novas tecnologias e do domínio sobre a automação de tarefas, o aluno se vê apto para desenvolver novas habilidades em qualquer área da sua vida, buscando soluções a partir de quatro pilares:

- Decomposição: consiste na divisão de um problema complexo em partes pequenas, a fim de que seja resolvido com facilidade;

- Reconhecimento de padrões: identifica os padrões de comportamento e tendência, fazendo com que soluções inovadoras sejam tomadas;

- Pensamento algorítmico: é a habilidade de criar um conjunto de regras lógicas para resolver determinado problema;

- Abstração: ser claro e objetivo, identificar o problema e ir direto ao foco.  

Estratégias Google For Education

O aplicativo Google For Education permite o gerenciamento, com eficácia, do fluxo de informações de toda a instituição por meio de quatro instrumentos principais: o correio eletrônico, o calendário, o gerenciamento de documentos (Drive) e o Google Classroom.

O Google Classroom é considerado uma das ferramentas de ensino na nuvem mais avançadas, sendo utilizado por mais de 60 milhões de alunos em todo o mundo.

Além disso, o Google Classroom facilita a conexão entre alunos e professores dentro e fora das escolas, bem como economiza tempo e papel, simplifica a criação de cursos, a distribuição de tarefas, a comunicação e a organização.

O objetivo dessa iniciativa é otimizar, por meio das tecnologias de rede, a atividade didática e a circulação de informação interna, como comunicação, documentação e ensino.

Programas da Carnegie Speech

Para, de fato, “pensar fora da caixa”, o desenvolvimento da língua inglesa não pode faltar. Esse é um programa do Colégio Pitágoras que utiliza as plataformas da Carnegie Speech, destinadas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, para o desenvolvimento da língua inglesa. Trata-se de um programa de Inglês de alto padrão e altamente eficaz para promover uma educação bilíngue de ponta. 

Desenvolvimento Socioemocional

O desenvolvimento socioemocional busca compreender e gerir as emoções do aluno com o objetivo de fazê-los encarar seus desafios de forma consciente. A preparação para o futuro, o medo, a incerteza são preocupações que podem impactar de forma negativa o desempenho escolar quando mal administrados.

A compreensão do desenvolvimento socioemocional demonstrou que a forma como cada estudante lida com suas emoções e relações sociais vai impactar diretamente no seu aprendizado e no desenvolvimento de suas habilidades.

A partir de três pilares fundamentais, é possível compreender a necessidade do desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente pedagógico, são eles:

- Emocionais: é preciso saber lidar com as próprias emoções, com as dificuldades que surgem a cada dia. O desenvolvimento de responsabilidade, confiança e autocrítica prepara o aluno não apenas para o ambiente escolar ou de trabalho, mas para a vida.

- Sociais: manter relacionamentos sociais de maneira saudável, ter capacidade de colaborar, cooperar e, até mesmo, resolver conflitos.

- Éticos: toda motivação e toda ação devem ser impulsionadas pela ética. É preciso agir com respeito e com foco no bem comum, sempre com tolerância e paciência.

O Colégio Pitágoras não se preocupa apenas em ter o melhor ensino, mas em contribuir para preparar o seu filho para todos os desafios e todas as etapas que a vida exige. Agende uma visita clicando aqui!

Quero agendar uma visita!

Postado porteamamaia

Postado em28 de maio de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Conheça nossas unidades

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar