Redação do Enem: plataformas do Colégio Pitágoras para a prática

Aluna treinando para redação

Como alcançar a tão sonhada redação nota 1000 no Enem? A cada dia, temos mais provas de que escrever bem é a chave para ser aceito nas melhores universidades do Brasil, ao passo que, uma redação ruim pode fazer a nota ser insuficiente para isso.

Desse modo, muitos jovens podem ter dúvidas na hora de escrever:

Será que meus textos estão sendo feitos do jeito certo? Tenho conhecimento suficiente sobre o tema? Minha redação valerá 1000 pontos?”

Se, por acaso, essas dúvidas surgem em sua mente, não se desespere, temos uma boa notícia: você pode utilizar plataformas de correção de redação na hora de estudar.

Uma plataforma de redação traz diversas vantagens para quem quer ter uma preparação nível master em casa. É uma forma de preparação contínua para o Enem, uma vez que tudo o que é escrito é corrigido por quem entende do assunto, e é possível se desenvolver a cada correção. Dessa forma, você se sente mais seguro na hora de fazer a redação do Enem.

A importância de se estudar a escrita para ir bem na redação do Enem

A redação é o ponto de partida para se destacar no Enem, e isso é fato! Dessa forma, estudar a escrita se torna essencial para o aluno que quer alcançar o trunfo da nota 1000.

Assim sendo, o hábito de ler deve fazer parte da rotina durante todo o Ensino Médio. Isso porque a leitura traz conhecimento e amplia sua visão de mundo; além disso, desenvolve a escrita de forma surpreendente.

O ambiente escolar também pode alavancar o estudo da escrita. Afinal, desde as séries iniciais, o professor reforça o gosto pela leitura nas atividades pedagógicas.

Por isso, o Colégio Pitágoras utiliza o ensino personalizado por meio de metodologias inovadoras para incentivar o aluno a entender o real sentido de cada produção textual.

Consequentemente, o aluno é capaz de interpretar tudo à sua volta, seja um meme, um comercial ou, até mesmo, uma notícia nos jornais do dia. Além disso, quem estuda no Colégio Pitágoras é capaz de interpretar o tema pedido e produzir textos coerentes e de acordo com as 5 competências solicitadas na redação do Enem.

Dicas para redação e conseguir a nota máxima

Em uma prova tão concorrida, saber o que fazer para alcançar 1000 pontos na redação coloca você entre os primeiros, não é mesmo?

Coloque essas dicas em prática para fazer uma redação impecável no Enem:

A redação deve ser feita primeiro

Sem dúvida, quem começa o Enem pela redação consegue uma nota mais alta. Deixar a escrita por último pode reduzir a qualidade do texto, já que o cansaço tende a atrapalhar a clareza de ideias.

Se informe lendo jornais e notícias diariamente

Assuntos que despertam o interesse da opinião pública podem ser escolhidos como tema do Enem. Vale a pena se manter atualizado durante o ano para ter mais argumentos na hora de escrever sua redação.

Elabore um roteiro de redação

Para ser coerente, seu texto precisa ter início, meio e fim. Uma dica para quem está estudando é criar um roteiro antes de começar a escrever.

No roteiro, organize sua argumentação em quatro parágrafos. Em suma, a introdução será no primeiro parágrafo e a conclusão no último parágrafo. As outras partes da redação servem para desenvolver sua produção textual.

Escreva seu argumento dentro do limite de linhas

Certamente, você, como estudante, deve saber que a redação do Enem deve ter de 8 a 30 linhas, no máximo.

Geralmente, as redações avaliadas com nota máxima possuem mais de 20 linhas. Dessa forma, é importante utilizar todo o espaço. Para isso, você pode enriquecer os argumentos com dados e pensamentos filosóficos.

Produza um texto claro e objetivo

Steven Pinker, um renomado psicólogo de Harvard, afirmou: "Se uma frase não está clara para mim, pode não estar clara para os outros”.

Ou seja, escrever de forma clara é o segredo para escrever bem. Você precisa se comunicar na escrita, afinal, esse é o objetivo. Trazendo essa dica para a redação do Enem, você deve produzir um texto dissertativo-argumentativo, com linguagem formal, porém simples e objetiva.

Plataformas oferecidas pelo Colégio Pitágoras

Os alunos do Colégio Pitágoras contam com o que há de mais inovador para garantir 1000 pontos na redação do Enem. Os alunos possuem acesso às seguintes plataformas de aprendizagem:

- Stoodi;

- Plurall;

- PDA;

- Matific.

Essas plataformas de aprendizagem servem de auxílio para promover a prática de produção textual de forma significativa.

Uma das plataformas mais usadas por quem deseja entrar no ensino superior é o Stoodi, uma plataforma que organiza as tarefas do estudante e sugere conteúdos de estudo. O acervo pode ser acessado no site ou no aplicativo. Dentro do ambiente virtual de aprendizagem, os melhores professores do país mostram conteúdos para a jornada diária de estudos.

Você estuda do jeito que preferir, por meio de:

- Resumos;

- Exercícios;

- Videoaulas.

Ao aliar a plataforma ao ensino da sala de aula, é possível alcançar não somente a nota 1000 na redação do Enem, mas garantir um bom desempenho em toda a prova, uma vez que está aprimorando os conteúdos mais relevantes.

Além disso, graças à tecnologia, as suas dúvidas podem ser respondidas em qualquer hora e qualquer lugar. O estudo vai além das horas passadas em sala de aula.

Agora que já sabe o segredo para a prática de redação do Enem, agende sua visita no site do Colégio Pitágoras e conheça as metodologias e os diferenciais que o Colégio apresenta e proporciona aos alunos.

Quero agendar uma visita!

Postado porteamamaia

Postado em6 de maio de 2021