logo colégio pitágoras
Agende uma visita
Menu

Rumo à faculdade: 5 dicas para se preparar para o Enem

Aluna estudando para ir à faculdadeQuer saber algumas dicas de como se preparar para o Enem? Embora a prova tenha como finalidade avaliar o ensino do aluno, ela também pode significar um grande avanço na vida profissional. Ou seja, pode garantir uma vaga na faculdade e mudar a vida de forma bastante significativa.

É por isso que o Enem se tornou a prova mais importante para os alunos do Ensino Médio de todo Brasil. E não é à toa, afinal, a prova, de fato, abre portas incríveis, como poder escolher onde estudar, mesmo em outro país, uma vez que o Enem é aceito em algumas universidades de fora. 

A prova é, de fato, bastante desafiadora, mas não precisa sentir medo! O segredo é ter uma boa rotina de estudos, organização e conhecer algumas dicas, e você pode fazer isso lendo este post!

Veja essas 5 dicas para se preparar para o Enem

Quer saber como ir bem no Enem? Preparamos, aqui, 5 dicas com técnicas de estudo para você arrasar na prova e passar no vestibular utilizando a nota do Enem. Confira:

1. Estude o edital

Parece uma dica um tanto óbvia, mas é preciosa e, muitas vezes, não é utilizada. Conhecer o conteúdo programático faz com que você tenha uma preparação adequada, não deixe nenhum assunto de fora e não seja surpreendido na hora da prova.

Com base no edital, monte sua planilha de estudos com o conteúdo de cada matéria. Assim, você terá controle da sua rotina de estudos e do que vai precisar estudar até o dia da prova.

2. Escolha um ambiente e uma hora do dia mais adequados para estudar 

Ambientes e horários de estudo podem variar de acordo com cada pessoa. Algumas preferem estudar durante o dia, outras assimilam melhor o conteúdo durante a noite, por isso, é importante que você tenha sua rotina bem planejada e, claro, seja disciplinado para cumprir com os horários de estudos. Lembre-se de que o seu pior inimigo é você mesmo. 

A escolha de um ambiente para estudo também é essencial, portanto, evite estudar em ambientes que tirem sua atenção com facilidade. Se o lugar mais favorável para o estudo é o seu quarto, prepare-o como se fosse uma sala de aula. Seja regrado com o seu horário de estudo e não abra mão para fazer outra coisa no horário que você estabeleceu para estudar.

3. Faça um cronograma de rotina de estudos

Ter um cronograma de rotina de estudos é imprescindível para quem quer dominar a prova do Enem. Isso porque o cronograma proporcionará uma organização bastante elevada, diminuindo os riscos de procrastinação e desistência do objetivo. 

Esse cronograma deve conter todas as matérias a serem estudadas de segunda a sexta (ou sábado e domingo, se você também quiser estudar nos finais de semana). Ou seja, esse cronograma deve ser individual, crie sua própria rotina de estudos e não pegue cronogramas prontos na internet. 

Também leve em consideração os horários que você rende mais em cada matéria. Por exemplo: se matérias de humanas, que são mais teóricas, provocarem muito sono, o melhor é começar o dia estudando matérias de exatas, como Física e Matemática; assim, você vai tornando o cronograma mais adequado para seu ritmo e sua realidade. Também não precisa ter medo de fazer modificações; o objetivo não é só seguir as regras, mas tornar sua rotina a mais funcional possível. 

4. Tenha um material didático com foco no Enem

Procure materiais com foco específico no Enem. Se a sua escola já dispõe de um material focado na prova, estude por ele, não só na sala de aula, mas em casa também.

Existem diversos livros com foco na prova do Enem na internet que você pode comprar para auxiliar em seus estudos. Mas é importante que você verifique a editora e o ano. Ou seja, escolha uma editora confiável, peça indicação aos seus professores e não se esqueça de verificar o ano do material, afinal, o Enem é uma prova sobre atualidades, e um material antigo não o ajudará muito. 

Uma opção é fazer um resumo dos tópicos mais importantes para que você não apenas revise, mas também assimile melhor as informações. Outra dica muito boa é criar seus próprios resumos ou mesmo produzir alguns materiais, como macetes, fórmulas e frases de filósofos, e colá-los nas paredes do seu quarto, a fim de visualizá-los durante o dia e reter as informações.

Pode ter certeza de que, na hora da prova, se der um branco, é só lembrar do material da parede do seu quarto e o conteúdo virá novamente à sua mente.  

5. Faça simulados 

Os simulados são a chave do sucesso na prova do Enem. Isso porque a prova requer muita prática e agilidade, a fim de que todas as questões sejam respondidas a tempo. São 90 questões mais 1 redação no primeiro dia, em um tempo limite de cinco horas e meia, e mais 90 questões no segundo dia, com tempo limite de cinco horas. 

Ou seja, em média, são 3 minutos, no máximo, por questão para não atrasar, já contando com o tempo de preencher o gabarito. 

Dessa forma, sem ter feito muitos simulados durante a preparação para a prova, todo o estudo pode ir por água abaixo, uma vez que nem sempre é possível responder tantas questões em pouco tempo sem antes ter praticado bastante essa habilidade. O Enem é, de fato, uma prova de habilidades, em que devem ser respondidas muitas questões em pouco tempo. 

Portanto, separe, em seu calendário, os dias e os horários em que fará os simulados; o ideal é fazer, no mínimo, 1 simulado a cada 15 dias, mas você pode estipular sua quantidade ideal de simulados por semana ou mês. 

É importante lembrar que simulado é para simular o dia da prova, e você deve fazer a mesma quantidade de questões no tempo limite do Enem. 

Gostou das dicas para se preparar para o Enem? Sem dúvidas, são dicas que podem colocar você à frente de qualquer candidato!

Aproveite para visitar o nosso site e conhecer mais sobre o Colégio Pitágoras!

Quero visitar o site!

Postado porColégio Pitágoras

Postado em26 de abril de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar